sábado, 24 de setembro de 2011

CHAPA1/ PROPOSTAS: Defesa e luta pelo respeito da Convenção 158 na OIT (Organização Internacional do Trabalho), que determina a não demissão incentivada ou coletiva, como já aconteceu no Estado e no País, como foi o caso da Brasil Telecom Call Center

   A atual direção do Sinttel-SC e a CHAPA1 defendem a Convenção 158 da OIT e será alvo de defesa e luta da próxima gestão do Sindicato.
   A função desta da Convenção 158 é garantir que os países imponham limites ao poder econômico para preservar a dignidade do trabalhador.
   Defende que o trabalho não é mercadoria e que o progresso econômico não é suficiente para assegurar a justiça social. Ela foi criada em 1982, está em vigor em 34 países.
   O Brasil foi signatário do texto entre abril e novembro de 1996, mas por pressão do empresariado, ela deixou de vigorar para os trabalhadores brasileiros. O maior desafio do Movimento Sindical, no qual o Sinttel-SC se inclui com destaque, é mostrar à sociedade e aos formadores de opinião que a Convenção não é estabilidade de emprego.
   Sua ideologia é criar um sistema de referência para a motivação da dispensa, onde as possibilidades de justificativas, como problemas econômicos, tecnológicos e estruturais, sejam discutidas e negociadas com os Sindicatos, sempre com o objetivo de se chegar a um bom termo para ambas as partes.
   Isto é o que defende o Sinttel-SC - como foi nos episódios recentes de demissões em massa na BRTCall Center. Este é mais um dos compromissos de luta da atual direção do Sinttel-SC e da CHAPA1.